08 junho 2016

Modelo ideal de panela

Quem não tem dúvidas sobre o melhor tipo de panela? Por isso, a Camila Nakamura da revista Westwing, fez um dossiê incrível para solucionar nossas dúvidas! Explicando para quê cada tipo de panela deve ser usada. 

Ferro
O uso regular pode reduzir o risco de anemia e deficiência de ferro. É ideal para fazer carnes, feijão e ensopados.

Cerâmica
É excelente para cozimentos longos. Se feita com material de qualidade, é muito segura. Antes de adquiri-la, é importante observar se há um selo que garante o não uso de compostos de chumbo.

Alumínio
É um dos tipos mais popular e pode ser usada para preparar qualquer tipo de alimento. Evite colocar alimentos muito ácidos nela, o que pode gerar desprendimento de resíduos. Opte por usar colheres que não riscam.

Aço inox
Antes de usar essa peça, indica-se ferve-la algumas vezes para eliminar resíduos. Não deve ser usada para frituras nem em fogo alto, pois pode queimar os alimentos e o fundo. São recomendadas para cozidos, molhos, massas e carnes.

Frigideira
Evite itens em inox, que esquentam muito. Opte por modelos antiaderentes em alumínio, cerâmica ou ferro. Tome cuidado com os artigos coloridos em alumínio, já que o revestimento tende a queimar.

Panela de pressão
Primeiramente, é importante verificar a pressão de funcionamento. Quanto maior for o número, mais rápido os alimentos ficarão prontos. O fecho também é importante: o tipo clips é mais fácil de abrir e fechar com segurança.Quanto ao material, opte por peças pesadas em aço inoxidável. Isso garante a durabilidade. Por último, escolha o tamanho por quantidade de pessoas que moram na sua casa. Para cozinhar para dois, um modelo de três litros é o bastante. Três a seis pessoas pedem um recipiente entre quatro e seis litros. Para uma família grande, com mais de seis pessoas, opte por oito a dez litros.

Tampa e cabo
Tampas de vidro permitem a visualização do alimento sem precisar abrir a panela, enquanto as furadas deixam que o vapor saia durante a cocção. Antes de comprar, verifique se o pegador aquece (geralmente os de silicone ou plástico ficam longe do calor) e se ele está bem firme.

Do mesmo jeito que a tampa, é importante ver se o cabo aquece facilmente. Verifique também se estão bem presos, para que o manuseio do recipiente seja feito com segurança.

Dicas importantes 
Foto: Revista Westwing
Esse guia é super bem explicado e completo. Comprar uma boa panela para cada situação agora ficou fácil com essas dicas né?! 

4 comentários :

  1. Muito obrigado minha querida. Fica um verdadeiro luxo :D

    Achei o post super útil pq é necessário escolher o tipo de panela consoante o tipo de comida que se faz. Aqui em casa temos uma de cada :)

    NEW CITY BREAKS POST | Lisbon through my eyes.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Dicas excelentes.

    Beijos!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gente, quanta dica útil! Eu não sabia de nenhuma dessas, acredita? Obrigada ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o guia! O ideal seria ter uma de cada, pelo menos, né??? :)

    ResponderExcluir